Grupo Emergente em Matemática

Grupo Emergente em Matemática

Nome do Grupo: Grupo Emergente em Matemática

 

Coordenador(a): Eder Marinho Martins

Unidade de vínculo: DEMAT/ICEB

Data de criação: 28/06/2013

Telefones: (31) 3559-1238

E-mail:   eder@iceb.ufop.br

Historico do Grupo

O Departamento de Matemática da UFOP é composto atualmente por grande número de professores recém doutores, com áreas de atuação em diversos ramos da Matemática. Tais professores têm tentado desenvolver seus estudos em pequenos grupos, principalmente nas áreas de Equações Diferenciais e Otimização (tendo orientado diversos projetos de iniciação científica e monografias de conclusão de curso nas referidas áreas). A criação de um grupo emergente corresponderá a um segundo passo no sentido da organização dos docentes do DEMAT em relação à pesquisa em Matemática e do incremento de sua produção científica, com vistas à submissão, em momento oportuno, de projeto de criação de um Mestrado Acadêmico em Matemática.

Areas de Interesse

  • Ánálise.
  • Equações Diferenciais Parciais.
  • Matemática Aplicada.
  • Probabilidade.

Docentes Envolvidos

Docentes de outras IFES

Núcleos, Laboratórios, Grupos de Pesquisa do CNPq

Estágio de Amadurecomento da proposta

A presente proposta de Grupo Emergente surge no momento em que docentes do Departamento de Matemática da UFOP se organizam no sentido de viabilizar a proposta de criação de um Mestrado Acadêmico em Matemática (uma comissão do Departamento tem se dedicado ao estudo de tal viabilidade nos últimos semestres). Os docentes envolvidos no grupo emergente são, de modo geral, aqueles que pretendem fazer parte do corpo docente do futuro mestrado e, desta forma, a organização dos mesmos enquanto grupo pode se tornar uma maneira de estimular suas pesquisas, de incentivar a interação entre os docentes e de estabelecer cooperações (inclusive com professores externos à UFOP e que possuam experiência em pós-graduações).

Áreas e Linhas de Pesquisa

  • Análise, Equações Diferenciais Parciais, Equações Diferenciais Parciais Elípticas
  • Matemática Aplicada, Otimização
  • Probabilidade

Outras Informações Relevantes

A quantidade de docentes envolvidos no grupo emergente tende a aumentar à medida em que professores do DEMAT em processo de doutoramento, concluam seus cursos.
A colaboração de professores externos, com experiência em ensino de pós-graduação e na implementação de programas de Mestrado em Matemática pode ser fundamental para que o grupo emergente da Matemática consiga tanto ampliar sua produção científica, quanto viabilizar a implantação de um programa de Pós-Graduação.