Grupo de Estudos em Ensino de Matemática

geema
Registro no CNPq
geema@ufop.edu.br
O Grupo de Estudos em Ensino de Matemática (GEEMA) do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob a liderança do Prof. Dr. Thiago Santos, reúne um grupo de docentes dedicados à pesquisa e à melhoria do ensino de matemática em todos os níveis. Composto por profissionais experientes e qualificados, como o Prof. Dr. Luiz Gustavo de Oliveira Carneiro, o Prof. Dr. Gustavo de Souza e o Prof. Dr. Sebastião Xavier, o GEEMA busca promover a discussão e a produção de conhecimentos sobre as práticas pedagógicas em matemática, contribuindo para a formação de professores mais capacitados e para uma aprendizagem mais significativa dos estudantes.

Objetivos:

• Promover a pesquisa em Ensino de Matemática: Estimular a produção de pesquisas de alta qualidade na área, abordando temas relevantes para a melhoria do ensino de matemática, como o uso de tecnologias, a resolução de problemas, a modelagem matemática e a formação de professores.

• Fortalecer a formação inicial e continuada de professores de matemática: Oferecer atividades de formação continuada, como minicursos, oficinas e grupos de estudo, visando aprimorar os conhecimentos e as práticas pedagógicas dos professores, com foco no uso de tecnologias no ensino de matemática.

• Contribuir para a melhoria do ensino de matemática em todos os níveis: Oferecer apoio técnico-pedagógico a escolas e professores, visando à implementação de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes que incorporem o uso de tecnologias no ensino de matemática.