A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.
Desde 2005, quando foi criada, a OBMEP estimula e promove o estudo da Matemática no país, contribui para a melhoria da educação básica, disponibiliza material didático de qualidade (disponibilizado através do Portal da Matemática, Canal do Youtube, etc), incentiva o aperfeiçoamento de professores (através do Programa OBMEP na Escola) e identifica jovens talentos dentre os estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.
Os alunos premiados nas edições da OBMEP recebem bolsa de estudos do Programa de Iniciação Científica Jr - PIC-Jr, e participam de atividades do programa através de aulas presenciais ou de estudos pela internet.
A UFOP sedia as coordenações regionais MG10 e MG13 dos programas PIC e OBMEP na Escola, sendo responsável pelos programas em diversas cidades de Minas Gerais, nas regiões de Ouro Preto, Conselheiro Lafaiete, Manhuaçu, Piranga, Ubá, Dores do Turvo e outras cidades da Zona da Mata Mineira.
Alunos dos cursos de Matemática da UFOP e professores das redes públicas atuam como bolsistas dos programas, com orientação de professores do Departamento de Matemática da UFOP – DEMAT, que atuam como coordenadores do PIC e OBMEP na Escola, o que contribui para a integração entre as Escolas Públicas e a Universidade.
Mais informações sobre estes programas podem ser obtidas na sala 1.23 do ICEB III, pelos e-mails cric_mg10@impa.br, cric_mg13@impa.br ou diretamente com os professores do DEMAT Vinícius Vivaldino Pires de Almeida e Wenderson Marques Ferreira.