
Registro no CNPq
geema@ufop.edu.br
O Grupo de Estudos em Ensino de Matemática (GEEMA) do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob a liderança do Prof. Dr. Thiago Santos, reúne um grupo de docentes dedicados à pesquisa e à melhoria do ensino de matemática em todos os níveis. Composto por profissionais experientes e qualificados — como o Prof. Dr. Luiz Gustavo de Oliveira Carneiro, o Prof. Dr. Gustavo de Souza e o Prof. Dr. Sebastião Xavier — o GEEMA busca promover a discussão e a produção de conhecimentos sobre as práticas pedagógicas em matemática, contribuindo para a formação de professores mais capacitados e para uma aprendizagem mais significativa dos estudantes.
Objetivos
- Promover a pesquisa em Ensino de Matemática: Estimular a produção de pesquisas de alta qualidade na área, abordando temas relevantes para a melhoria do ensino de matemática, como o uso de tecnologias, a resolução de problemas, a modelagem matemática e a formação de professores.
- Fortalecer a formação inicial e continuada de professores de matemática: Oferecer atividades de formação continuada, como minicursos, oficinas e grupos de estudo, visando aprimorar os conhecimentos e as práticas pedagógicas dos professores, com foco no uso de tecnologias no ensino de matemática.
- Contribuir para a melhoria do ensino de matemática em todos os níveis: Oferecer apoio técnico-pedagógico a escolas e professores, visando à implementação de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes que incorporem o uso de tecnologias no ensino de matemática.
Discentes
- Ana Clara, Curso de Engenharia de Controle e Automação, IC PROPPI, orientação Prof Thiago Santos, 2024.
- Juliana Romao, Curso de Engenharia de Controle e Automação, IC PROPPI, orientação Prof Thiago Santos, 2025.
- Gabriel Fuziyama, Curso de Ciências da Computação, PROEX, orientação Prof Thiago Santos, 2025.
- Lucas Samuel Mouveaux, ISEN Yncréa Ouest - França, via DRI, orientação Prof Thiago Santos, 2025.
- Beatriz Coelho, Curso de Ciências da Computação, Pró Átiva, orientação Prof Thiago Santos, 2025.
- Albertty Felix Correa, Curso de Música, PROEX, orientação Prof Luiz Gustavo Carneiro, 2025.
- Radames Augusto de Freitas, Mestrado Profissional em Matemática(PROFMAT), PROPP, orientação Prof Luiz Gustavo Carneiro, 2025.
- Lara Borges de Oliveira, Curso de Engenharia de Controle e Automação, PROPPI, Gustavo Souza, 2025.
- José Marcos Souza Rodrigues Romero, Curso de Música, PROEX, orientação Prof Luiz Gustavo Carneiro, 2025.
- Ana Luiza de Assis Marques , Curso de matemática licenciatura, PIVIC, Prof Sebastião Xavier, 2025.
Publicações
2025
- Santos, T. (2025). Abordagens Pedagógicas com o Google Gemini no Ensino de Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 6(1), e202505. https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.19832
- Santos, T. (2025). Alguns Impactos Da Inteligência Artificial No Ensino De Matemática: Influência Na Prática Docente E Seus Efeitos Deletérios. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.3647
- Santos, T.; Souza, G.; Carneiro, L. G. de O. (2025). Consequências a longo prazo da exclusão de Números Complexos no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 16(2), 1–18. DOI: 10.26843/rencima.v16n2a01
2024
- Santos, T. F.; Carneiro, L. G. de O.; Souza, G. de. (2024). Perspectivas atuais sobre números transfinitos. Observatório de la Economía Latinoamericana, 22(3), e3763. https://doi.org/10.55905/oelv22n3-125
- Santos, T.; Carneiro, L. G. de O.; Souza, G. de. (2024). CANTOR NA SALA DE AULA: TRANSFORMANDO CONCEITOS ABSTRATOS EM FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(5), 1789–1796. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13898
- Santos, T.; Carneiro, L. G. de O.; Souza, G. (2024). DA LOUSA AO TABLET: EXPLORANDO A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2414
- Santos, T.; Carneiro, L. G.; Souza, G.; Carvalho, A. C. (2024). EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE BACHARELADO EM MATEMÁTICA DA UFO. Revista Educação & Ensino, 8, 1. https://periodicos.uniateneu.edu.br/.../653
- Santos, T.; Carneiro, L. G. de O. (2024). Ensino de Matemática na Era Digital: Inovações, Tendências e Perspectivas Futuras. REMATEC, 19(47), e2024026. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024026.id620
- Santos, T. (2024). On Approximations of Functions Preserving Symplectic Forms. Revista Tecnia, 9(1), 13. https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.945