Grupo de Estudos em Ensino de Matemática

geema

Registro no CNPq
geema@ufop.edu.br

O Grupo de Estudos em Ensino de Matemática (GEEMA) do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), sob a liderança do Prof. Dr. Thiago Santos, reúne um grupo de docentes dedicados à pesquisa e à melhoria do ensino de matemática em todos os níveis. Composto por profissionais experientes e qualificados — como o Prof. Dr. Luiz Gustavo de Oliveira Carneiro, o Prof. Dr. Gustavo de Souza e o Prof. Dr. Sebastião Xavier — o GEEMA busca promover a discussão e a produção de conhecimentos sobre as práticas pedagógicas em matemática, contribuindo para a formação de professores mais capacitados e para uma aprendizagem mais significativa dos estudantes.

Objetivos

  • Promover a pesquisa em Ensino de Matemática: Estimular a produção de pesquisas de alta qualidade na área, abordando temas relevantes para a melhoria do ensino de matemática, como o uso de tecnologias, a resolução de problemas, a modelagem matemática e a formação de professores.
  • Fortalecer a formação inicial e continuada de professores de matemática: Oferecer atividades de formação continuada, como minicursos, oficinas e grupos de estudo, visando aprimorar os conhecimentos e as práticas pedagógicas dos professores, com foco no uso de tecnologias no ensino de matemática.
  • Contribuir para a melhoria do ensino de matemática em todos os níveis: Oferecer apoio técnico-pedagógico a escolas e professores, visando à implementação de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes que incorporem o uso de tecnologias no ensino de matemática.

Discentes

  1. Ana Clara, Curso de Engenharia de Controle e Automação, IC PROPPI, orientação Prof Thiago Santos, 2024.
  2. Juliana Romao, Curso de Engenharia de Controle e Automação, IC PROPPI, orientação Prof Thiago Santos, 2025.
  3. Gabriel Fuziyama, Curso de Ciências da Computação, PROEX, orientação Prof Thiago Santos, 2025.
  4. Lucas Samuel Mouveaux,  ISEN Yncréa Ouest - França, via DRI, orientação Prof Thiago Santos, 2025.
  5. Beatriz Coelho, Curso de Ciências da Computação, Pró Átiva, orientação Prof Thiago Santos, 2025.
  6. Albertty Felix Correa, Curso de Música, PROEX, orientação Prof Luiz Gustavo Carneiro, 2025.
  7. Radames Augusto de Freitas, Mestrado Profissional em Matemática(PROFMAT), PROPP, orientação Prof Luiz Gustavo Carneiro, 2025.
  8. Lara Borges de Oliveira, Curso de Engenharia de Controle e Automação, PROPPI, Gustavo Souza, 2025.
  9. José Marcos Souza Rodrigues Romero, Curso de Música, PROEX, orientação Prof Luiz Gustavo Carneiro, 2025.
  10. Ana Luiza de Assis Marques , Curso de matemática licenciatura, PIVIC, Prof Sebastião Xavier, 2025.

Publicações

2025

  1. Santos, T. (2025). Abordagens Pedagógicas com o Google Gemini no Ensino de Matemática. Revista Baiana De Educação Matemática, 6(1), e202505. https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.19832
  2. Santos, T. (2025). Alguns Impactos Da Inteligência Artificial No Ensino De Matemática: Influência Na Prática Docente E Seus Efeitos Deletérios. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1), 1–16. https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.3647
  3. Santos, T.; Souza, G.; Carneiro, L. G. de O. (2025). Consequências a longo prazo da exclusão de Números Complexos no Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 16(2), 1–18. DOI: 10.26843/rencima.v16n2a01

2024

  1. Santos, T. F.; Carneiro, L. G. de O.; Souza, G. de. (2024). Perspectivas atuais sobre números transfinitos. Observatório de la Economía Latinoamericana, 22(3), e3763. https://doi.org/10.55905/oelv22n3-125
  2. Santos, T.; Carneiro, L. G. de O.; Souza, G. de. (2024). CANTOR NA SALA DE AULA: TRANSFORMANDO CONCEITOS ABSTRATOS EM FERRAMENTAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 10(5), 1789–1796. https://doi.org/10.51891/rease.v10i5.13898
  3. Santos, T.; Carneiro, L. G. de O.; Souza, G. (2024). DA LOUSA AO TABLET: EXPLORANDO A TRANSFORMAÇÃO DO ENSINO DE MATEMÁTICA. Revista Multidisciplinar Do Nordeste Mineiro, 5(1). https://doi.org/10.61164/rmnm.v5i1.2414
  4. Santos, T.; Carneiro, L. G.; Souza, G.; Carvalho, A. C. (2024). EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA INVESTIGAÇÃO NO CURSO DE BACHARELADO EM MATEMÁTICA DA UFO. Revista Educação & Ensino, 8, 1. https://periodicos.uniateneu.edu.br/.../653
  5. Santos, T.; Carneiro, L. G. de O. (2024). Ensino de Matemática na Era Digital: Inovações, Tendências e Perspectivas Futuras. REMATEC, 19(47), e2024026. https://doi.org/10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024026.id620
  6. Santos, T. (2024). On Approximations of Functions Preserving Symplectic Forms. Revista Tecnia, 9(1), 13. https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.945